quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Inauguração: O que é hipertensão e como o grupo abordará o tema

Sejam bem-vindos ao blog sobre hipertensão da turma de Bioquímia e Biofísica da Universidade de Brasília. O grupo que trabalhará esse blog é formado pelos alunos Alan Farias, Alexandre Guimarães, Igor Henrique, Rafaela Garcia e Thayane Karajá. O intuito dessa página é discutir questões relativas a hipertensão, e por meio delas, levar conhecimento aos seguidores desse endereço. Nosso objetivo e os instrumentos que utilizaremos para alcançá-lo ficam mais claros no pré-projeto abaixo explicitado.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) ou pressão alta é uma doença decorrente do aumento da pressão que o sangue realiza sobre a parede das artérias para circular. Níveis pressóricos acima de 140/90mmHg caracterizam a HAS.
As doenças cardiovasculares são hoje um grave problema de saúde pública. Elas representam a primeira causa de morte no Brasil e a hipertensão é a principal morbidade associada a essas doenças. No Brasil, aproximadamente 35% da população acima de 40 anos sofre desse mal, o que representa um total de 17 milhões de portadores dessa doença, segundo estimativa de 2004 do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
Sabe-se que a hipertensão arterial tem maior freqüência em pessoas com maior idade e que, em relação à cor, a HAS é mais prevalente em negros. A hipertensão também tem se mostrado muito presente em trabalhadores situados nas classes menos favorecidas e com menor escolaridade. Outros fatores de risco da hipertensão arterial são o excesso de peso, o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco, uma alimentação inadequada (muito sal e gordura), o sedentarismo e o estresse. A HAS ainda pode estar associada a dislipidemias e quando esses fatores se somam temos o que chamamos de síndrome metabólica, que é resultante do estilo de vida que a humanidade tem adotado, sobretudo, nas últimas décadas. O estilo de vida moderno faz com que as pessoas tenham cada vez mais pressa, se alimentem cada vez pior e se exercitem cada vez menos. Assim conclui-se que o a HAS é uma doença resultante, além dos fatores inerentes a cada pessoa, da vida moderna.
O tema foi escolhido pelo grupo por diversos fatores. Primeiro por se tratar de uma doença que atinge mais de um quarto da população brasileira. Segundo, por a maior parte dessa população (75%) recorrer ao SUS e ser atendida pelo programa da Atenção Primária à Saúde, o que nos proporcionará um link com a Saúde Coletiva. Terceiro, pela oportunidade de alertar as pessoas sobre a existência e a gravidade da doença, pois muitas pessoas sequer sabem que têm hipertensão arterial e por isso deixam de tomar a medicação necessária. E por fim, outro fator que motivou o grupo a escolher esse tema foram as novas descobertas sobre a causa genética da hipertensão. Estudos recentes identificaram uma rota bioquímica antes desconhecida relacionada à regulação da pressão sanguínea. Consideramos que essas e outras pesquisas nos possibilitarão dar ênfase à parte bioquímica da hipertensão já que são muito pertinentes ao trabalho que realizaremos.
Por meio deste trabalho, tentaremos conscientizar a todos, acadêmicos da UnB e público em geral, sobre a importância da prevenção (por meio da mudança dos hábitos de vida) e do controle dessa doença, para que elas consigam ter qualidade de vida e maior longevidade. Para isso postaremos no blog entrevistas esclarecedoras com cardiologistas e criaremos um FAQ (Frequently Asked Questions) com as principais dúvidas da população. Nos posts daremos ênfase aos principais fatores de risco da hipertensão com a publicação de artigos científicos e textos de assuntos bastante interessantes e que estejam relacionados ao dia-a-dia das pessoas. Acompanharemos a reunião do Programa Nacional de Atenção a Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus e faremos um vídeo sobre como funciona o grupo de hipertensos. Além disso, alguns integrantes do grupo freqüentarão palestras sobre o assunto. Criaremos também um grupo no facebook com links sobre hipertensão arterial, além de atualizações frequentes e avisos sobre novos posts no blog. Faremos contato com professores de educação física que mostrem como prevenir e controlar a doença por meio de exercícios simples e diários que podem ser realizados em casa, para que com isso sejamos capazes de ajudar quem não possui condições e/ou tempo de freqüentar uma academia. Conversaremos com um nutricionista a respeito de uma dieta saudável e compatível com a vida de um hipertenso. Por fim, sabemos que existem importantes pontos de conexão entre a bioquímica e a hipertensão arterial. Essas questões serão plenamente abordadas ao longo das postagens no blog. Um exemplo dessa relação está na forma rara de hipertensão, conhecida como Pseudohipoaldosteronismo tipo II (PHAII). A PHAII causa hipertensão e incapacidade de eliminar íons potássio e hidrogênio do corpo. Durante o funcionamento do blog essa e algumas outras questões envolvendo esses dois eixos serão abordadas de maneira bastante esclarecedora, como é o caso do controle hormonal e nervoso da hipertensão, que envolve principalmente o sistema renina-angiotensina. Pesquisaremos também tratamentos alternativos que controlem a pressão do hipertenso, como o consumo moderado do vinho. A relação entre o colesterol alto e a hipertensão também serão exploradas, devido à grande quantidade de pessoas que apresentam as duas condições. Faremos essa abordagem mostrando as vias bioquímicas do corpo humano que estão relacionadas a esses aspectos.
Esperamos com isso, conseguir proporcionar uma vasta discussão sobre esse assunto tão importante para a saúde da população.

Ao longo do semestre, realizaremos as atividades do nosso projeto e divulgaremos aqui para que todos possam aproveitar os trabalhos feitos. Acreditamos o blog será uma maneira muito interessante e dinâmica de aprendermos sobre o assunto e, sobretudo, de compartlharmos esse conhecimento.

E para dar início ao Blog, divulgamos este vídeo divertido e de fácil compreensão para o público. Assistindo ao vídeo, o visitante do blog pode começar a se inteirar do assunto, e com o auxílio dele, elaborar questionamentos de alguma dúvida que, por ventura, possua.



Então é isso, espero que todos tenham conseguido se familiarizar um pouco com esse assunto tão importante e entender como procederemos no decorrer do semestre. Obrigada e até a próxima!

Rafaela Garcia

Um comentário:

  1. Nossa!!! Achei a iniciativa do blog muito interessante, a partir de hoje acompanharei semanalmente as notícias aqui postadas. A hipertensão é uma doença muito séria, por isso toda e qualquer ideia, no sentido de divulgar o problema ao público em geral, é uma intenção muito nobre. Parabéns aos criadores do blog.

    Um abraço,
    Rafael Oliveira Fonseca

    ResponderExcluir