segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Considerações iniciais sobre o sistema cardiovascular e Aterosclerose

Sistema cardiovascular
As diversas partes do corpo humano precisam receber nutrientes, em geral são estruturais, energéticos ou sinalizadores. Os nutrientes são distribuidos pelo corpo pelo sistema cardiovascular (cardio se refere a coração e vascular se refere aos vasos sanguíneos), também conhecido como sistema circulatório. O mal funcionamento desse sistema compromete a chegada de quantidades suficientes de nutrientes.
Coração e grandes vasos

O sistema cardiovascular é constituído de um órgão capaz de se contrair (diminuição do comprimento de células) chamado coração, quando suas células contraem elas pressionam os espaços dentro do coração que contém sangue (átrios e ventrículos), empurrando assim o sangue para as artérias, e enfim, o corpo. Existem tipos diferentes de vasos sanguíneos, na ordem da passagem do sangue temos: artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias. Diferentes vasos possuem propriedades diferentes, artérias por exemplo tem uma maior camada muscular, enquanto que veias geralmente possuem valvas para impedir o refluxo sanguíneo. Capilares são os vasos mais finos e onde ocorre transferência de materiais entre o vaso e as células somáticas (células do corpo em geral).

Uma dos problemas que pode ocorrer com o sistema é o endurecimento de artérias, condição conhecida como arteriosclerose (sclerose se refere à endurecimento). Um dos tipos de arteriosclerose se chama aterosclerose, em que a causa de endurecimento das artérias é a formação de ateromas, placas de gordura e tecido conjuntivo. A aterosclerose é uma doença inflamatória e além de endurecer os vasos ela pode ainda diminuir o lúmen (espaço interno), chegando em alguns casos à obstruir totalmente o vaso. Os piores tipos de obstruções são em vasos no cerébro e coração. No caso do cerébro pode ocorrer AVC (acidente vascular cerebral), enquanto que no coração pode ocorrer IAM (infarto agudo do miocárdio), que é a necrose(morte) de parte do miocárdio (parte muscular do coração). Arteriosclerose pode ainda causar isquemia em partes do corpo (oxigenação insuficiente).


A aterosclerose é uma das causas da hipertensão arterial(pressão alta dentro da artéria), essa pressão pode causar rompimento de artérias, causando inclusives os já citados AVC e IAM. As causas da aterosclerose são em sua maioria as mesmas da hipertensão, afinal a aterosclerose é uma das maiores causas de hipertensão arterial. Entre as causas podemos citar: tabagismo, obesidade, alta concentração de colesterol no sangue (mesmo em não obesos). A baixo está a fórmula estrutural da molécula de colesterol. As mulheres tem menor chance de ter problemas com a aterosclerose antes da menopausa pelo fato de boa parte do colesterol sanguíneo ser usada para produzir esteróides (hormônios derivados do colesterol), principalmente estrógenos. Confira abaixo a semelhança do estradiol ,um exemplo de estrógeno, em relação ao colesterol.
Estradiol
Colesterol











Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arteriosclerose
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aterosclerose
http://pt.wikipedia.org/wiki/Colesterol
http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/aterosclerose/

Artigo escrito por Igor Henrique de Paiva Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário